Ambientes confortáveis e sustentáveis; esta é a proposta.

Nas construções atuais, ou reformas recentes um conceito predominante na mente dos profissionais dos projetos e do cliente que os procura, é o “Conforto Ambiental”, ainda que não expresso nestes termos. O bem-estar que o espaço residencial, comercial, serviço ou corporativo pode proporcionar aos usuários influencia a produtividade do indivíduo,  como também os momentos de descanso e uso agradável e prazeroso do ambiente construído.

 

O dia a dia na atualidade, com tanta tecnologia ao alcance, induz o indivíduo a permanecer grande parte de seu tempo em ambientes fechados, quer trabalhando, quer habitando, quer em horas de lazer e, é certo que o conforto no ambiente construído se faz convidativo.

 

Inclusive, o intenso apelo atual por práticas de exercícios físicos ao ar livre decorre desse confinamento que todos estamos sujeitos.

 

Portanto o conforto  se tornou prioridade, aliado ao interesse de trazer para dentro do ambiente, o máximo possível da natureza do entorno.

 

A norma técnica NBR – a que se refere o assunto, traduz o Conforto Ambiental como “princípios psicofísicos das sensações humanas” a serem adotados no ambiente construído em vários de seus aspectos com soluções, sempre que possível, do favorecimento dos fenômenos bioclimáticos.

 

As soluções passivas de insolação e controle da temperatura interna nos ambientes, da sonoridade e acústica, aliadas à funcionalidade quando bem estudadas e aplicadas proporcionam conforto com sustentabilidade, evitando o gasto excessivo de energia elétrica não renovável e de água não reaproveitada.

 

O Planeta tem apelado para estas medidas de proteção e conservação do meio ambiente e nossas edificações devem ouvir este apelo e se moldar a esta nova realidade.

 

Assista o vídeo, a seguir, pois estará esclarecendo o estudo que teremos sobre este assunto.

 

  • Share post

Arquiteta e professora de Desenho Arquitetônico na Faculdade Tecnológica INAP de Design de Interiores. Larga experiência no mercado de trabalho com diversos projetos arquitetônicos edificados em BH. Pratica a docência com prazer e dedicação e tem ampliado sua abrangência de conteúdos no EAD - Ensino a Distancia - nas disciplinas de Conforto ambiental, Núcleo de Projeto e outras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *