Chegou a hora do acabamento? Revestimento de pisos: problemas e soluções.

Pois é… os defeitos da obra aparecerão na hora dos revestimentos e acabamentos. Então é preciso uma checagem minuciosa no local constatando suas dimensões finais e reais.

 

O desenho da Paginação de Piso, complementar ao projeto de Design de Interiores e Ambientes, provavelmente já deve ter sido elaborado e estudadas as possibilidades e conveniência de sua natureza, tipo, dimensões e definido o assentamento do piso indicado, seu início, forma de colocação, espaçamento entre peças, rejuntes, acabamentos tipo

soleiras, rodapés, tabeiras e outros. Tudo tendo como base o levantamento e projeto inicial.

 

Como já vimos, a obra pode não corresponder fielmente ao seu projeto e qualquer pequena diferença nas medidas do piso e nas disposições das paredes entre si, se estão no esquadro, fará grande diferença na hora do assentamento que por sua vez poderá encobrir ou disfarçar os defeitos da construção.

 

Uma vez refeito o levantamento do momento da obra, no estágio de receber o revestimento do piso, a Paginação do Piso em projeto inicial deverá ser revisto em busca de definições e soluções nas diferenças identificadas.

 

Estes ajustes deverão compreender soluções para elementos que se apresentam fora do esquadro, isto é, falta de enquadramento da obra.

O contra piso é um aliado porque muitas vezes pode corrigir irregularidades desta natureza e precisa ser bem executado, principalmente, em relação ao nivelamento do piso. Áreas molhadas devem ter pisos desnivelados para escoamento de água em ralos.

 

Com certeza muitos já tiveram a experiencia de tomar banho em box e a água escorrer para o lado contrário ao ralo, infelizmente este erro inconveniente é mais comum que se pensa. O profissional responsável deve sempre estar presente na obra para que este tipo de defeito não ocorra, pois, quebrar depois é dispendioso e promove atrasos.

 

A aplicação de produtos impermeabilizantes, se for o caso, também requer atenção e zelo.

 

O estudo da Paginação de piso deve prever estes desnivelamentos ou nivelamentos porque ambos produzem inconveniências conforme o ambiente, e seu principal objetivo é a orientação sobre o assentamento em si, pois nesta etapa, a escolha do material já deve ter sido analisada e definida, junto ao cliente, com todos os seus prós e contras.

 

Tanto quanto a proporcionalidade entre a área a ser revestida e as dimensões das peças, quer o material seja industrializado ou pedras naturais polidas, a orientação do sentido do assentamento é decisiva, pois, poderá conferir ao ambiente amplitude ou sensação de confinamento, além dos recursos de disfarces dos defeitos da obra.

 

Confiram no vídeo, a seguir, mais recursos que poderão ser observados em desenho de Paginação de Piso.

 

  • Share post

Arquiteta e professora de Desenho Arquitetônico na Faculdade Tecnológica INAP de Design de Interiores. Larga experiência no mercado de trabalho com diversos projetos arquitetônicos edificados em BH. Pratica a docência com prazer e dedicação e tem ampliado sua abrangência de conteúdos no EAD - Ensino a Distancia - nas disciplinas de Conforto ambiental, Núcleo de Projeto e outras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *